sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vencendo o Gigante

 

Postado por William Silva

 

Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel; E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
1 Samuel 17:46-47

Encontra-se agora, o povo de Israel em um cenário de batalha com os filisteus, de um lado o exército de Israel e de outro o exército filisteu. Os filisteus tinham um grande e poderoso aliado chamado “gigante Golias”, que por vários e vários dias estava desafiando os soldados de Israel para lutar.

Pelo fato de Golias ser um forte guerreiro e de uma estatura assustadora, de aproximadamente 3 metros, o exército de Israel estava com muito medo. Porém existia um rapaz chamado Davi, o pastor de ovelhas, subestimado por seus irmãos, que não olhou pra quem estava contra ele, mas para quem estava com ele. Davi sabia que os filisteus não estavam afrontando apenas o povo de Israel, mas também o Deus de Israel.

Quero analisar, ou melhor, ressaltar, 3 atitudes de Davi que foram indispensáveis para vencer Golias:

1. Davi viu o problema e lutou contra, ele não fugiu:

E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
1 Samuel 17:32

Davi não fugiu do desafio, ele avistou o problema, viu que o seu povo estava sendo afrontado e que alguém precisava fazer alguma coisa.

Quantas vezes eu e você nos assustamos com adversidades e problemas da vida que parecem ser tão grandes a ponto de nos “fazer correr”, pensamos que aquilo não é para nós que esse novo desafio que apareceu é problema de outro irmão. Não fuja das adversidades, lute contra elas, não desista, resista, prossiga na benção de Deus.

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Hebreus 10:38

2. Davi não se intimidou com a afronta de Golias:

E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto. Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi.
1 Samuel 17:42-43

Vemos aqui que Golias caçoava de Davi vendo as suas “armas” e o seu tamanho. O gigante ria de Davi desprezando sua coragem e caráter, mas Davi não se intimidou com o tamanho de Golias, com as suas armas, ou tão pouco com suas afrontas intimidadoras e desprezíveis.

Quando você estiver vivendo momentos de dificuldades não deixe que o que dizem a respeito de você ou da sua vida te intimide, não dê ouvidos para o teu problema que muitas vezes zomba da tua fé, o Senhor está contigo, só Ele te toma pela tua mão direita e te diz: não temas, eu te ajudo, eu vou fazer você vencer, não dê ouvidos aquilo que vem contra ti.

Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

Isaías 41:13

3. Diante da batalha Davi profetizou sua vitória:

Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
1 Samuel 17:46

Davi acredita em Deus e na sua justiça, sabia que o gigante não apenas o desafia, mas desafia também o povo de Deus, com fé ele profetizou sobre a batalha que vencia para que Deus fosse glorificado.

Glorifique e exalte a Deus nas lutas, não fique murmurando dizendo que é difícil e que não vai dar certo, profira palavras proféticas sobre a sua vida, sobre a sua família, sobre seu namoro, seu casamento, seu emprego, seus estudos. Profetize e tenha fé que o Senhor o fará!

E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei;

2 Coríntios 4:13

Nessa passagem eu aprendo muito com Davi, aqui eu levantei apenas 3 pontos, mas haveria ainda muitos mais. Porém, o que mais me chama a atenção é o que eu aprendo vindo da parte de Deus: Deus nos mostra nesse texto que Ele usa quem Ele quer, a hora que quiser e onde quiser. Não importa se você é pequeno, feio ou bonito, magro ou gordo, negro ou branco. Não importa se te desprezam, se ninguém dá valor a aquilo que você é. Para Deus você tem valor, Ele te escolheu, te chamou para vencer e quer que o Seu nome seja glorificado na sua vida.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

João 15:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário