sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ezequias: Coragem para fazer a diferença

Postado por Régis Bueno

E sucedeu que, no terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá.
Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.
E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
No SENHOR Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
Porque se chegou ao SENHOR, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.
2 Reis 18:1-6

Ezequias foi o mais sincero e abençoado rei de Judá. A Bíblia o compara a Davi, seu antepassado, e que foi “um homem segundo o coração de Deus”. Seus antepassados em geral não serviram a Deus, e não tinham interesse em conduzir o povo no caminho do Senhor. Ele, porém, optou por fazer o que era reto perante o Senhor, mesmo que isso custasse caro a ele:

· Não aceitou a submissão de Judá a um reino cruel e pagão;

· Removeu todos os templos pagãos, ídolos, colunas e o poste ídolo que os judeus vinham adorando;

· Destruiu a serpente de bronze que Moisés levantou, pois o povo tinha passado a adorá-la;

· Restituiu as festas religiosas que Deus havia instituído;

· Reformou os muros que protegiam Jerusalém e realizou obras para proteger-se dos inimigos;

· Confiou em Deus;

· Abriu mão das riquezas materiais do reino para proteger o povo;

· Quando a guerra era certa, buscou auxílio em Deus através das suas orações e do profeta Isaías;

· Colocou o seu problema diante de Deus;

Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR.
E orou Ezequias perante o SENHOR e disse: O SENHOR Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
Inclina, SENHOR, o teu ouvido, e ouve; abre, SENHOR, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
Verdade é, ó SENHOR, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
Agora, pois, ó SENHOR nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o SENHOR Deus.
2 Reis 19:14-19

· Deus tomou para si a afronta e Ele mesmo se encarregou da vitória.

Sucedeu, pois, que naquela mesma noite saiu o anjo do SENHOR, e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram cadáveres.
2 Reis 19:35

 

Se hoje não temos inimigos nos cercando com flechas e espadas, por outro lado, temos o mundo com suas afrontas à nossa fé e com suas tentações buscando nos tirar do propósito de Deus. Podemos seguir o exemplo de Ezequias, que fez tudo o que estava ao seu alcance para proteger seu reino, e confiou a Deus o que ele não poderia fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário