sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Cura do Cego de Jericó

Postado por William Silva

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
Marcos 10:51

Jesus encontra-se agora saindo de Jericó, que fica a cerca de 24km a nordeste de Jerusalém, como nos mostra Marcos 10.46-52. No caminho da saída da cidade encontrava-se um cego chamado Bartimeu, desprezado pela sociedade pelo simples fato de ter uma deficiência visual. Ele se tornara um mendigo, e por isso ficava as portas de Jericó para pedir esmolas para quem entrasse ou saísse da cidade.

Bartimeu era alguém esquecido pelas pessoas, ninguém dava atenção a ele e na cultura daquela época, era considerado um estorvo. O v.46 nos diz que Bartimeu era filho de Timeu, isso me leva a entender que ele tinha família, mas que pelo fato de ser um cego até sua família o abandonou.

Porém algo novo estava para acontecer! Bartimeu ficou sabendo que Jesus ia passar pelo lugar onde ele estava. Sabe querido, desde o momento em que ele ficou sabendo que Jesus ia passar por perto, ele creu que o Mestre poderia curar os seus olhos, creu que o Mestre traria solução pra sua vida!

Quantas vezes Jesus têm passado por você, falado com você, tocado no seu coração e você nem percebe, talvez por estar muito ocupado, preocupado com seu trabalho, com seus estudos, seus compromissos e responsabilidades. Mas saiba que Cristo te ama e hoje Ele te dá uma nova oportunidade! Bartimeu percebeu e creu no poder de Jesus, quero analisar com você três pontos fortes dessa passagem que fazem aprender e crescer:

 

O clamor de Bartimeu

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
Marcos 10:47-48

Bartimeu creu de tal forma em Jesus, que se pôs a clamar pedindo misericórdia, porque sabia que somente quem poderia mudar sua vida, reverter a sua situação era o Mestre. A multidão que seguia Jesus o repreendia para que ficasse quieto, mas ele precisava de Jesus e clamou ainda mais alto. Não se importou com as repreensões, não se intimidou por ser cego, por ser alguém esquecido e desprezado pelas outras pessoas, ele clamou a Jesus e Jesus o ouviu!

E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.
Salmos 50:15

Faça como Bartimeu: clame e creia em Jesus. Não deixe que os seus problemas, ou que o que dizem a seu respeito faça com que você perca a sua esperança, atraia a atenção de Jesus, clame com fé ou até mesmo sem fé, mas clame. Clame nesta hora, não perca mais tempo, diga: “Jesus eu preciso de ti, Tu és meu guia, meu Senhor, meu Salvador”, com certeza o Senhor te ouvirá!

 

Jesus chama Bartimeu

E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
Marcos 10:49

Bartimeu consegue atrair a atenção de Jesus com seu clamor e Jesus o chama para que venha até Ele. Sabe querido, Jesus poderia muito bem ter ido até Bartimeu, mas desejou que o homem viesse até Ele, isso é, que Bartimeu desse um passo para Cristo.

E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo.
Ezequiel 2:1

Deus quer isso de você, quer que quando Ele te chame, quando Ele fale contigo, após você clamar e clamar para que venha sobre a sua vida, você tome uma atitude e vá até Ele, faça aquilo que Ele te diz. Dê um passo diante de Jesus quando Ele te chamar!

Quando você fizer isso, o Senhor se revelará a você e te atenderá, pois Ele vê o seu esforço e tem planos, sonhos maravilhosos para sua vida.

 

Jesus pergunta: O que queres que eu te faça?

E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
Marcos 10:51

Esse homem clamou e deu o passo diante do chamado de Jesus, agora o Mestre o concede a vitória, perguntando o que ele queria. Obviamente Jesus sabia que o homem era cego e que desejava ser curado, mas o fato é que Jesus queria ouvir da sua boca o que ele precisava.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
Filipenses 4:6

Nesta hora o Senhor te pergunta: O que queres que eu te faça? Deus quer ouvir da sua boca aquilo que você anseia, aquilo que você precisa, aquilo que você sonha em conquistar já há muito tempo.

Não deixe de responder a pergunta de Cristo neste momento, diga pra Ele qual o teu problema, conte o que tem te afligido sua vida, peça a solução, peça a vitória, o Senhor quer ouvir você.

Pois assim como foi com Bartimeu, o Senhor Deus te ouvirá e vai te abençoar trazendo grande vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário